A farinha de semente de abóbora pode ajudar a reduzir os níveis de glicemia no sangue, além de melhorar o perfil lipídico, revela um novo estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil. Esta e outras conclusões foram publicadas no International Journal of Cardiovascular Sciences.
Ao longo de três meses, os investigadores acompanharam um grupo de 100 mulheres obesas, submetidas a uma dieta de baixas calorias. As voluntárias foram divididas em dois grupos: metade recebeu uma saqueta com 20 gramas diárias de farinha de semente de abóbora para consumo durante as refeições, enquanto as restantes tiveram direito a um pacote com placebo.
Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer
Uma vez por mês, todas as participantes foram submetidas a exames ao colesterol e, entre outros, à pressão arterial. No fim do estudo, todas perderam peso. No entanto, quem consumiu a farinha de semente de abóbora apresentou uma maior redução na circunferência do pescoço, uma perda superior de gordura corporal e uma diminuição nos índices de triglicérides e insulina.
Além disso, houve uma melhoria na avaliação da resistência à insulina, o pelo que a farinha demonstra um efeito benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.
Leia Também: Este popular alimento faz mais pelo seu corpo do que imagina. É fã?