Durante os últimos tempos, no TikTok, surgem muitos vídeos que falam sobre o impacto positivo e, supostamente, rápido das sardinhas na pele. Trata-se mesmo de um alimento 'milagroso'? É muito importante realçar que melhorar a saúde da pele envolve "mais do que apenas adicionar um alimento específico na sua alimentação", explica Amanda Nighbert, uma dietista, citada no Huffpost, agregador de blogues.
Mas, sim, "a adição diária de sardinhas ajudaria definitivamente a preencher as lacunas de nutrientes importantes que possam estar a faltar". Mesmo para conseguir resultados melhores, "tem de olhar para a sua dieta como um todo", aconselha.
Leia Também: Tem a pele neste estado? Cuidado, pode ser da quantidade de açúcar
Aliás, existem "muitos alimentos que pode estar a comer frequentemente e que estão a tornar a sua pele pouco saudável". É o caso de alimentos fritos, com muitos açúcares, assim como farinha e os alergénios alimentares mais comuns, nomeadamente, o milho, a soja, o glúten, os laticínios e os ovos.
Angela Casey, uma dermatologista, concorda e explica que "as sardinhas, por si só, não são a resposta para conseguir uma pele de vidro". Existem "muitos outros fatores a considerar".
Para além de uma "dieta rica em nutrientes, uma pele saudável depende de dormir o suficiente, usar protetor solar para se proteger dos raios ultravioleta, beber água suficiente e limpar e hidratar corretamente a pele".
Mesmo assim, "as sardinhas podem fazer parte de uma dieta saudável que promove uma pele saudável, afirma. Aliás, "os peixes SMASH (salmão, cavala, anchova, sardinha e arenque) são ricos em ácidos gordos ómega-3 e pobres em mercúrio, o que faz destes peixes uma das opções mais saudáveis disponíveis."
Leia Também: O erro diário que acelera (e muito) o envelhecimento da pele