Recentemente, um estudo feito na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisou a relação entre a adesão a recomendações de estilo de vida e o cancro. Graças a isto, os investigadores descobriram (e aconselham) sete hábitos capazes de reduzir significativamente o risco de todos os tipos de cancro.
Leia Também: Criado hidrogel para tratamento menos agressivo do cancro da mama
Para chegarem a estas conclusões, recolheram os dados de quase 95 mil adultos britânicos, com uma idade média de 56 anos, e classificou-os de acordo com o grau de cumprimento das diretrizes de 2018 do World Cancer Research Fund (WCRF) e do American Institute for Cancer Research.
Todos relataram informações sobre a sua dieta e atividade física. Foi ainda considerado o IMC e a medida da cintura de cada um. Tendo estes fatores em conta, os investigadores classificaram os participantes numa escala de zero a sete.
Então, comparando com as pessoas com uma pontuação de adesão igual (ou inferior) a 3,5 pontos, as que tinham uma pontuação igual (ou superior) a 4,5 pontos apresentavam um risco 16% inferior de todos os cancros.
Concluíram ainda que cada aumento de um ponto na pontuação total estava associado a um risco 10% menor de cancro da mama; 10% menor de cancro colorrectal; 18% menor de cancro do rim; 16% menor de cancro do esófago; 22% menor de cancro do fígado, 24% menor de cancro do ovário e 30% menor de cancro da vesícula biliar.
Quais são os hábitos que ajudam a conseguir tudo isto?
- Manter um peso saudável;
- Fazer uma alimentação mais equilibrada e saudável;
- Evitar as carnes muito processadas;
- Limitar ao máximo o consumo de 'fast food';
- Fazer exercício regularmente e manter-se ativo;
- Evitar as bebidas açucaradas;
- Limitar o consumo de álcool.
Leia Também: Os conselhos de uma nutricionista para reduzir o risco de cancro