Como sempre, ao longo de 2023, a rubrica O Médico Explica do Lifestyle ao Minuto ajudou a esclarecer inúmeras dúvidas sobre os mais variados tipos de condições que afetam a saúde física e mental. Com a ajuda de médicos, revelamos (e desmistificamos) os sintomas, as causas, os fatores de risco e as consequências de doenças que nem todos conhecem.
Leia Também: O 'segredo' para a longevidade? Ter filhos pode ajudar
Por exemplo, no início do ano, Carlos Galvão Braga, um cardiologista de intervenção, no Hospital de Braga, explicou tudo sobre a doença coronária que afeta "quase meio milhão" de portugueses.
Mais tarde, Maria Serra Brandão, uma psicóloga do sono, esclareceu a paralisia do sono, "um distúrbio que ocorre na transição entre o sono e a vigília". Já Alberto Lopes, um neuropsicólogo, falou acerca da dismorfia corporal, um transtorno psicológico que afeta cada vez mais pessoas.
Estiveram em destaque muitos outros problemas, incluindo a Síndrome de Tourette diagnosticada a famosos como Billie Eilish, assim como a doença de lyme, outra condição que muitos conhecem graças a Bella Hadid e outras celebridades.
Os especialistas ajudaram ainda a compreender outras doenças, mais comuns, e que já afetaram, em algum momento, a maioria das pessoas, como as conjuntivites e uma das mais temidas infeções virais: a varicela.
Leia Também: Insuficiência cardíaca. Quem está mais em risco?
Quer aprender mais? Espreite todos os artigos da rubrica O Médico Explica publicados ao longo do ano:
1- Doença coronária é "comum" e afeta "quase meio milhão" de portugueses
2- Afinal, o que é a síndrome de Tourette? Que tiques causa? Médica explica
3- Já ouviu falar em paralisia do sono? É mais comum do que pensa
4- Conjuntivite. É mesmo contagiosa? E mais comum no verão? Médico responde
5- Doença de Lyme. Tudo sobre a condição que já afetou muitos famosos
6- Médica explica tudo o que os pais devem saber acerca da varicela
7- Sabe o que é (realmente) a dismorfia corporal? Esclareça a dúvida
Leia Também: A forma de evitar 80% das doenças cardiovasculares nas mulheres