Quase toda as pessoas ficam com a pele mais sensível no inverno. É o seu caso? Felizmente, os especialistas no assunto, ou seja, os dermatologistas, citados no Huffpost, agregador de blogues, aconselharam certas mudanças nesta altura do ano. É muito simples!
Por exemplo, "usar um creme mais espesso e emoliente ajudará a proteger a barreira cutânea do clima de inverno e a reter a humidade", afirma Carmen Castilla, uma dermatologista. Tente comprar os hidratantes "com ácido hialurónico, ceramidas ou glicerina", recomenda.
Leia Também: Se não fizer o 'número dois' regularmente, pode ficar com a pele assim
Quem usa retinóides deve ajustar a frequência de utilização ou escolher um produto diferente, mas com um efeito semelhante, acrescenta. Tendo isto em conta, aconselha o bakuchiol, um ingrediente que segundo alguns estudos "oferece um resultado semelhante sem irritação".
Se achar que os exfoliantes químicos são irritantes, Margarita Lolis, outra dermatologista, aconselha que mude para um produto de ácido poli-hidroxi (PHA) ou ácido lático, um AHA suave.
Leia Também: Produtos de 'skincare' que não deve utilizar no inverno
Pode também alternar a utilização de AHAs com exfoliantes enzimáticos como a romã, sugeriu Loretta Ciraldo, dermatologista, escolhendo um produto com uma menor concentração de ingredientes ativos ou reduzindo a sua utilização.
Para além de tudo isto, Castilla recomendou ainda a utilização de um humidificador porque "o ar de inverno, combinado com a falta de humidade na maior parte dos sistemas de aquecimento, retira a humidade da sua pele".
Leia Também: Três dicas de dermatologistas para acabar com as rugas e hidratar a pele