Consumo de alimentos gordurosos aumenta risco de doenças, diz estudo
A gordura ativa genes prejudiciais.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que pessoas com dietas ricas em gordura têm mais hipóteses de ficar doentes, segundo um novo estudo.
Os dados, publicados na revista científica Scientific Reports, revelam que a presença excessiva de gordura no organismo não só ativa genes de predisposição à obesidade, mas também pode aumentar as hipóteses de outras doenças.
Leia Também: Emagrecer é meta para 2024? Para ajudar, falámos com uma nutricionista
"Notámos que genes de reconhecimento de padrões, que reconhecem bactérias infeciosas no corpo, são acionados em dietas ricas em gordura. Também foram afetados os genes de sinalização de citocinas, o que pode prejudicar o corpo no controlo de inflamações", diz a professora de biologia celular Frances Sladek, autora sénior do estudo.
Acrescenta ainda que "estas dietas prejudicam os genes do sistema imunitário e também criam um ambiente no qual bactérias intestinais prejudiciais podem prosperar". Como tal, aumentam as probabilidades de cancro no intestino, inflamações crónicas e alergias alimentares.
Leia Também: Arranja 10 minutos por dia para caminhar? Nem imagina o bem que faz
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com