Numa fase precoce, o cancro do fígado pode provocar sinais tão subtis que são facilmente ignorados ou atribuídos a outros fatores. O alerta foi feito por Malcolm Packer, diretor executivo da Kidney Cancer UK, em declarações ao jornal Daily Express.
Fadiga persistente, perda de peso inexplicável e hipertensão são sintomas a ter em conta, segundo o especialista. "É fundamental que fale com o seu médico de família se sentir algum destes sintomas durante três semanas ou mais", diz.
Leia Também: Detetar Parkinson antes de qualquer sintoma? Pode estar para breve
"A fadiga persistente é um sintoma que é frequentemente ignorado ou atribuído a vários outros fatores", afirma Malcolm. Por outro lado, "embora a perda de peso esteja frequentemente associada a mudanças positivas no estilo de vida, como a dieta e o exercício, emagrecer de forma inesperada e inexplicável pode ser um sinal de alerta para o cancro do rim". "As alterações metabólicas induzidas pelo tumor e a perda de apetite podem contribuir para a perda de peso", explica.
Malcom acrescenta que os rins "desempenham um papel vital na regulação da tensão arterial e os tumores podem perturbar essa função". "A hipertensão persistente, especialmente quando associada a outros sintomas, deve levar as pessoas a procurar ajuda médica e a considerar o rastreio ao cancro do rim."
Leia Também: Vem aí novo método contracetivo para homens? Testes são promissores