Tem um trabalho de secretária que o obriga a trabalhar o dia todo sentado? Segundo um estudo, feito por investigadores da Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, está em risco de morte prematura.
Segundo as descobertas, publicadas na revista Jama Network Open, os cientistas analisaram as informações de 481.688 indivíduos ao longo de 20 anos. Os dados foram separados e por sexo, idade, tabagismo, consumo de álcool e índice de massa corporal.
Ao longo das duas décadas, 26.257 pessoas registadas no estudo morreram. Entre os óbitos, 15.045 (57%) ocupavam cargos que os obrigavam a estar todo o dia sentados.
Leia Também: Toma de multivitamínicos tem benefício inesperado para a saúde
De acordo com o estudo, os voluntários que passavam a maior parte da jornada de trabalho sentados apresentavam um risco 16% superior de risco uma morte prematura. O risco de morte por doenças cardiovasculares foi 34% maior para o grupo que permanecia sentado por mais tempo
Porém, nem tudo é alarmante. Os investigadores ressalvam que o risco de morte prematura e o desenvolvimento de doenças cardíacas pode ser compensado com 15 a 30 minutos de exercícios por dia. Além disso, recomendam pausas mais frequentes e, entre outras coisas, mesas para trabalhar em pé.
Leia Também: Fruta que todos temos em casa é aliada no combate a gripes e constipações