A alergia alimentar ocorre quando consumimos algo e o nosso sistema imunitário identifica o alimento como uma espécie de invasor. Entre os principais alérgenos está o ovo, assim como o leite, segundo a especialista Renata Cocco, membro do departamento científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. E pode provocar sérios danos à saúde.
"O ovo é um alimento presente na preparação de diversos pratos e, inclusive, na composição de algumas vacinas, o que traz limitações à quem é alérgico. Pode até morrer por reações generalizadas", alerta. Segundo Cocco, "a introdução precoce de ovos, especialmente na forma cozida, ao invés de mexida, é uma medida recomendada para reduzir consequências".
Leia Também: Este é o horário ideal para beber o 1.º café do dia, segundo a ciência
Entre os principais sintomas estão as erupções cutâneas, vermelhidão, náuseas, vómitos, diarreia, falta de ar, comichão na boca, pingo no nariz, tonturas, sensação de desmaio e dor abdominal. "Podem ocorrer reações mais graves mesmo em formas processadas de ovo, como em bolos", alerta.
"Pode haver erupção cutânea em todo o corpo, inchaço da garganta e estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração - a reação anafilática pode ser fatal."
Leia Também: Dieta da longevidade. Alimentos que ajudam a ganhar 13 anos de vida