Existem alguns truques para garantir que vive mais tempo. Um deles pode ser tão simples quanto apostar em três chávenas de chá por dia, como indica um estudo da Universidade de Sichuan, na China. A investigação, publicada na revista The Lancet, revela que consumir esta bebida frequentemente pode desacelerar a passagem da idade biológica, ou seja, o processo de envelhecimento celular e dos órgãos.
Os cientistas consideraram o consumo de chá preto, verde ou oolong, mas não foram observadas diferenças substanciais entre as bebidas. De acordo com os autores do estudo, os polifenóis, que desencadeiam atividades antioxidantes, antivirais e cicatrizantes no organismo, são os responsáveis pelos efeitos.
Leia Também: Todos já comemos este vegetal com propriedades detox e antienvelhecimento
A investigação teve em conta dados de dois inquéritos: um com 5.998 britânicos, com idades entre os 37 e os 73 anos, e outro com 7.931 chineses, entre os 30 e os 79 anos.
Os benefícios foram mais evidentes entre quem consumia três chávenas de chá ao longo do dia. Os cientistas referem que constataram um rejuvenescimento de até seis meses em relação à idade biológica esperada. O consumo ideal apontado pelos investigadores é de seis a oito gramas de chá ou duas saquetas.
Leia Também: Esta fruta ajuda a emagrecer, desincha e melhora a performance desportiva