As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em todo o mundo. Como pode prevenir? Controlando desde cedo os fatores de risco cardiovasculares, através de uma dieta saudável, por exemplo. E se estiver a pensar recorrer a um suplemento alimentar, saiba que deve apostar nos esteróis vegetais, de acordo com o nutricionista Rob Hobson.
Segundo o especialista, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e, como tal, protege contra doenças cardíacas. "Os esteróis vegetais destacam-se como o principal suplemento para a saúde do coração, principalmente devido à sua eficácia na redução do colesterol, um importante fator de risco para doenças cardíacas", disse Rob Hobson, em entrevista ao jornal Daily Express.
Leia Também: A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC
Os esteróis vegetais, explica, "imitam o colesterol no corpo, competindo pela absorção". Isso resulta "em menos colesterol absorvido do intestino para a corrente sanguínea". Este suplemento "pode reduzir o colesterol em até 12% sem efeitos secundários", acrescenta.
Referindo-se a um estudo científico, publicado em 2005 no American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou o uso de esteróis vegetais em 29 doentes, refere que "os resultados mostraram que os esteróis vegetais são eficazes na redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade [mau colesterol] e do colesterol de lipoproteína de alta densidade em pessoas diabéticas e não diabéticas".
O nutricionista faz também questão de afirmar que, "embora a dieta seja crucial, é difícil obter a quantidade ideal de esteróis através dos alimentos". De acordo com Rob Hobson, "fornecem apenas 200 miligramas a 400 miligramas de esteróis por dia. Nas dietas vegetarianas são 800 miligramas".
Leia Também: Basta adotar três hábitos para ganhar anos de vida, segundo um médico