Há três alimentos que aumentam o risco de doença cardíaca. Segundo a nutricionista Michelle Routhenstein são o bacon, o pão branco e salgados.
A forma como o bacon é produzido "pode conduzir a efeitos adversos na saúde do coração", disse ao Huffington Post. "O processo de cura do bacon com nitrito de sódio e o seu alto teor de sódio pode aumentar a pressão arterial, enquanto os compostos formados durante a cozedura, como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas (HCAs), contribuem para a inflamação e danos aos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardíacas", explica.
Leia Também: Sabemos o que pode estar a fazer mal para não conseguir perder peso
Já o pão branco pode causar "picos rápidos de açúcar no sangue", de acordo com Routhenstein. A especialista realça que este alimento tem um "elevado índice glicémico" e faltam-lhe nutrientes e fibras, face às alternativas integrais. "Pode levar a picos de açúcar no sangue, resistência à insulina e aumento de peso, o que eleva o risco de doenças cardíacas e complicações associadas a essas patologias."
Batatas fritas e outros salgados também não são a melhor opção. Além de aumentar a ingestão de sódio, pode estar a contribuir para níveis de mau colesterol.
A pergunta que se impõe: e o que deveríamos comer mais? "Quinoa e pão integral são escolhas saudáveis para o coração devido ao seu perfil rico de nutrientes, incluindo fibras, fósforo, zinco, proteínas vegetais e antioxidantes, que coletivamente reduzem o colesterol LDL e reduzem o risco de doenças cardíacas", sublinha a nutricionista, acrescentando que "o seu alto teor de fibras regula os níveis de açúcar no sangue, contribui para um intestino saudável e para a saúde geral do coração".
Leia Também: Naturopata conta razão de beber antes e após as refeições (nunca durante)