Dores nas costas tornaram-se um problema muito comum, mas, felizmente, em alguns casos, existem formas de aliviar o incómodo sem recorrer a farmacêuticos. Por exemplo, uns simples alongamentos podem ajudar a manter "o corpo solto e móvel e encorajam as articulações a moverem-se confortavelmente em toda a sua amplitude de movimento", explica Sasha Cyrelson, uma médica, citada na Self.
Explica ainda que "a falta de mobilidade na coluna vertebral, em particular, pode causar mais tensão nos músculos circundantes e contribuir para a dor lombar." Por isso, aconselha a escolher alguns alongamentos e a inclui-los na rotina uma ou duas vezes todas as semanas.
Leia Também: Se tem esta condição médica, o melhor é evitar dormir de costas
Por exemplo, Shanna Tyler, instrutora de ioga, recomenda uma pose de ioga simples e que todos conseguem fazer em casa. Chama-se child's pose (pose de criança, em português). Porquê? "Retira a pressão da zona lombar, alongando e alinhando a coluna vertebral, o que a descomprime e proporciona um bom alongamento".
Como fazer? "Inspire profundamente e, ao expirar, coloque o tronco sobre as coxas." Depois, "tente alongar o pescoço e a coluna vertebral, afastando as costelas do cóccix e o topo da cabeça dos ombros". Finalmente, "apoie a testa no chão, com os braços estendidos à sua frente" e mantenha a posição durante 30 a 60 segundos.
Leia Também: Dê uma caminhada depois das refeições. Cinco benefícios que está a perder
Para além desta, a instrutora aconselha outra posição de ioga a cat/cow (gato/vaca, em português). "Permite uma boa flexão e extensão da coluna vertebral, promove a mobilidade e também ajuda a aliviar qualquer tensão na zona lombar".
Como fazer? "Comece de quatro, com os ombros sobre os pulsos e as ancas sobre os joelhos." Depois, "inspire lentamente e, ao expirar, rode a coluna vertebral e deixe cair a cabeça em direção ao chão". Para mudar de posição "inspire e levante a cabeça, o peito e o cóccix em direção ao teto enquanto arqueia as costas". Faça isto durante 30 a 60 segundos.
Leia Também: Parece uma simples dor nas costas, mas pode ser problema renal