Boas notícias! De acordo com um estudo, feito em Itália, as posições, os exercícios de respiração e as práticas de atenção plena do ioga podem ajudar as pessoas que sofrem com dores nas costas. Mas, claro, os autores da investigação realçaram a necessidade de investir em mais investigação para avaliar os efeitos do ioga a longo prazo.
Disponibilizada online, a investigação tem como base uma experiência que envolveu 10 mulheres com e 11 sem dores lombares crónicas. Todas foram convidadas a participar num programa de ioga de oito sessões ao longo de quatro semanas.
Leia Também: Parece uma simples dor nas costas, mas pode ser problema renal
Concluíram assim que as mulheres com dores crónicas registaram "uma diminuição significativa da intensidade da dor", avaliada através de uma escala de zero a 10. Por exemplo, com o ioga, as mulheres com uma dor média de 6,80, no início, conseguiram diminui-la para 3,30 após as sessões, explicam os investigadores.
Por isso, "os resultados sugerem que o ioga pode ter um impacto positivo na resposta neuromuscular durante a flexão do tronco e na perceção da dor em indivíduos com dor lombar crónica", dizem os cientistas.
Leia Também: Dois alongamentos rápidos que ajudam a aliviar as dores nas costas