Fazer certas melhorias (ou mudanças) na alimentação tem muito impacto na saúde. Não acredita? De acordo com um novo estudo, indivíduos que fazem uma dieta saudável e à base de plantas têm menos probabilidades de sofrer de apneia obstrutiva do sono.
Mas, os investigadores avisam que uma alimentação à base de plantas pouco saudável e rica em alimentos processados, com muitos açúcares e sal tem o efeito contrário, ou seja, aumenta o risco deste problema.
Leia Também: Antes de ir dormir, tire um minuto para fazer este 'smoothie'
Para o estudo, disponibilizado na ERJ Open Research, foram analisados os de 14 210 pessoas que participaram no National Health and Nutrition Examination Survey dos Estados Unidos. Todos relataram o que comiam ao longo de um dia.
Descobriram assim que "os indivíduos com dietas mais ricas em alimentos à base de plantas tinham menos 19% de probabilidades de sofrer de apneia obstrutiva do sono em comparação com as pessoas com dietas menos ricas em alimentos à base de plantas".
Já as pessoas com "uma dieta maioritariamente vegetariana também apresentavam um risco menor". Para além disso, "as pessoas com uma dieta rica em alimentos à base de plantas não saudáveis apresentavam um risco 22% superior, em comparação com as pessoas que ingeriam quantidades reduzidas destes alimentos", acrescentam os investigadores.
Leia Também: 'Segredo' para 'dormir como um anjinho'? Especialistas contam tudo