Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo
São quase imperceptíveis, mas afetam gravemente o cérebro.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
A Covid-19 levou à destruição de microvasos sanguíneos no cérebro de algumas pessoas, o que causou hemorragias quase imperceptíveis, debilitando a saúde do órgão e, consequentemente, a memória. Em alguns casos, as perdas foram irreversíveis. Estas são as principais conclusões de um estudo publicado na revista Nature Neuroscience.
"É a primeira vez que se consegue comparar o cérebro de pessoas com Covid longa que tiveram ou não sintomas de declínio cognitivo e mostrar como p nevoeiro cerebral está associado a pequenas hemorragias", explica o neurologista Matthew Campbell, um dos autores do estudo, em comunicado de imprensa.
Leia Também: Afinal, ainda não sabíamos tudo sobre Covid longa. Há nova descoberta!
O estudo foi feito com 76 doentes que estiveram internados na primeira vaga da Covid-19, em abril de 2020. Os indivíduos tinham cerca de 44 anos e apresentaram sintomas de Covid longa como falta de ar, fadiga e tosse prolongada. As pessoas que mais relataram 'nevoeiro cerebral' foram os doentes com idade mais avançada (média de 53,7 anos).
A pesquisa indicou que as pessoas que mais relataram nevoeiro cerebral foram os pacientes com idade mais avançada (média de 53,7 anos). O grupo também precisou de suplementos de oxigênio quando internados.
Leia Também: Estudo. Vida sexual das mulheres pode não ser a mesma depois da Covid-19
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Estudo diz que Covid-19 pode estar a deixar-nos infelizes e ansiosos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com