Existe um mito de que passar uma aliança quente no olho pode ser a solução para aliviar e fazer com que a inflamação do terçolho acabe. Será que é mesmo o melhor tratamento? O mesmo se aplica a uma moeda, por exemplo. O médico Jorge Palmares, do grupo Lusíadas Saúde, responde à questão.
"O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento", começa por dizer no 'website' do grupo.
Leia Também: Os tipos de cancro que se podem ver nos olhos
Ainda assim, "a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos", continua. Revela que a aliança pode acabar por queimar a pele. Deixa uma solução mais indicada.
"O uso de compressas mornas consegue um melhor efeito." Recomenda colocar compressas embebidas em água morna duas a quatro vezes por dia, cerca de 10 minutos a cada aplicação.
Deixa mais uma sugestão eficaz. "A aplicação de pomada oftálmica de antibiótico, com anti-inflamatório associado para acelerar o processo de cura, pode por vezes ser necessária e, nos terçolhos internos, como a infeção é profunda."
Leia Também: Doença cardíaca vê-se nos olhos? Médica aponta três sinais de alerta