"Alimentos ultraprocessados são embalados e contêm ingredientes industriais, como gorduras e açúcares adicionados, mas também aditivos e emulsificantes. Tendem a apresentar longas listas de ingredientes no verso da embalagem e, embora tenham um sabor ótimo, consumi-los com muita frequência pode aumentar a pressão arterial", alertou a dietista Emily Leeming ao The Sun, referindo-se a iogurtes aromatizados, cereais matinais, sopas instantâneas e bolachas.
Leeming continua: Pode pensar que um iogurte sem açúcar é mais saudável do que a alternativa integral, mas quando são aromatizados com caramelo salgado, por exemplo, são altamente processados e não vão mantê-lo saciado por muito tempo. Além dos iogurtes, alguns cereais matinais podem ter até cinco ou mais ingredientes na sua composição que tornam a refeição nociva, como a maltodextrina e a frutose.
Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa
Para a especialista, comida vegana nem sempre é a opção mais saudável. Hambúrgueres veganos/vegetarianos congelados, por exemplo, têm vários conservantes na sua composição e um alto teor de sódio, pelo que é tão prejudicial como outro alimento ultraprocessado. Emily Leeming sugere mesmo trocar o hambúrguer vegano congelado por um cogumelo portobello assado.
Quanto às batatas fritas, conhecidas por terem muitas calorias, alta quantidade de sal e gordura saturada, a especialista avisa que a adição de molhos cremosos as tornam mais prejudiciais à saúde.
Já as bolachas são para riscar da lista de compras de supermercado, uma vez que contêm açúcar, gordura saturada e sódio. Um punhado de nozes e frutos secos não são apenas uma melhor opção, como também equilibram os níveis de açúcar no sangue.
Leia Também: Médico sugere hora exata a que deve fazer cada refeição para emagrecer