Usa maquilhagem quando faz exercício? Está na hora de repensar o hábito

Investigadores revelam o impacto que este hábito tem na pele.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/03/2024 21:08 ‧ 06/03/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Pele

Maquilha-se antes de ir para o ginásio? Sente-se com mais confiança? Pode ser má ideia. Recentemente, uma investigação, realizada na Coreia do Sul, revelou os efeitos de usar base (e maquilhagem) durante um treino com exercícios aeróbicos na pele e nos poros.

Para chegarem a uma conclusão, os investigadores fizeram uma experiência com 43 estudantes universitários saudáveis (20 do sexo masculino e 23 do sexo feminino). Foi aplicada no rosto de todos os participantes uma base em creme, mas apenas em metade do rosto e em duas zonas diferentes (testa e parte superior da bochecha), assim a outra metade do rosto serviu para o controlo.

Leia Também: Incluir um simples exercício na rotina pode fazer maravilhas na pele

Graças a isto concluíram que a humidade aumentou após o exercício tanto nas zonas sem maquilhagem como nas zonas com maquilhagem, no entanto, registaram mais humidade nas zonas com maquilhagem. Segundo os investigadores, isto pode ser "o resultado de a maquilhagem impedir a evaporação da humidade da pele". Já "a elasticidade da pele aumentou após o exercício, mas em maior grau nas zonas maquilhadas do que nas zonas não maquilhadas". 

Descobriram ainda que "o tamanho dos poros aumentou na pele sem maquilhagem após o exercício, mas não significativamente na pele com maquilhagem". Ou seja, isto pode indicar que o uso de maquilhagem obstrui os poros", acrescentam.

Também "o nível de oleosidade aumentou nas zonas sem maquilhagem e, ao mesmo tempo, diminuiu nas zonas com maquilhagem", sugerindo que pode ser difícil manter níveis adequados de oleosidade na pele quando se usa maquilhagem.

"Para a saúde da pele, é melhor fazer exercício com a maquilhagem removida", aconselhou Dongsun Park, um dos autores do estudo. 

Leia Também: Há uma erva aromática capaz de reduzir o stress e melhorar a pele. Sabia?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas