Já ouviu falar em ambliopia? É uma condição mais conhecida como 'olho preguiçoso' e consiste na "diminuição da acuidade visual de um olho ou dos dois olhos devido a problemas no desenvolvimento da visão durante a infância", explica a rede de saúde CUF.
De acordo com um novo estudo, disponibilizado na eClinicalMedicine, os adultos que sofreram desta condição na infância têm maior probabilidade de sofrer de hipertensão, obesidade e síndrome metabólica na idade adulta, assim como um risco acrescido de ataque cardíaco.
Leia Também: Doença cardíaca vê-se nos olhos? Médica aponta três sinais de alerta
Para o estudo, os investigadores analisaram dados de mais de 126 mil indivíduos, com idades entre os 40 e os 69 anos, e que tinham sido submetidos a um exame ocular.
Cada um respondeu a outras questões como: "se tinham sido tratados para a ambliopia na infância e se ainda tinham a doença na idade adulta". Também foram registados diagnósticos de condições como diabetes, tensão arterial elevada ou doença cardio/cerebrovascular.
Graças a isto, os investigadores confirmaram que entre os 3238 participantes que declararam ter 'olho preguiçoso', em criança, "82,2% tinham uma visão reduzida persistente num olho em adulto".
Conseguiram mostrar ainda que "os indivíduos que sofreram de ambliopia, em criança, tinham mais 29% de probabilidades de desenvolver diabetes, 25% mais probabilidades de ter hipertensão e 16% mais probabilidades de ter obesidade". Para além disto, tinham um risco acrescido de ataque cardíaco, mesmo tendo em conta outros fatores de risco para estas doenças.
É ainda importante mencionar que "o risco acrescido de problemas de saúde foi encontrado não só entre aqueles cujos problemas de visão persistiram, mas também, em certa medida, nos participantes que tinham tido ambliopia em criança e visão 20/20 em adulto, embora a correlação não fosse tão forte", explicam os cientistas.
Leia Também: Os tipos de cancro que se podem ver nos olhos