A carqueja, também conhecida como genista tridentata (L.), é uma espécie da família das leguminosas, oriunda da Península Ibérica, Marrocos, Argélia e Tunísia. É uma planta aromática com grande importância na gastronomia portuguesa.
As suas folhas podem ser utilizadas na culinária, como condimento para temperar alguns pratos tradicionais portugueses. Além disso, as suas flores frescas ou secas são usadas na medicina popular, em infusões ou decocções, sendo assim considerada uma planta medicinal.
Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias
A carqueja apresenta inúmeras propriedades, como por exemplo:
- Tem propriedades anti-inflamatórias,
- Ajuda a regular o sistema gastrointestinal e respiratório;
- Contribui para a diminuição da pressão arterial;
- Regula o colesterol;
- Controla a glicemia;
- Também ajuda no controlo das cefaleias;
- É igualmente utilizada em processos de emagrecimento, no que respeita à diminuição da retenção de líquidos, entre outras.
Os extratos desta planta contêm um alto teor de flavonoides e compostos fenólicos, sendo que estes apresentam atividades farmacológicas importantes para o nosso organismo.
© Bárbara Plácido
A carqueja é também vista como uma nova fonte de antioxidantes e conservantes naturais para a indústria alimentar, com consequentes benefícios para a saúde como a produção de nutracêuticos, um tipo de suplemento alimentar.
É ainda importante referir que a utilização desta planta deve ser sempre orientada por um profissional de saúde, pois pode ter efeitos colaterais indesejados quando consumida de forma desequilibrada, sendo também contraindicada em alguns casos, nomeadamente por crianças ou mulheres grávidas.
Leia Também: Parece, mas não é iogurte. Eis as mais-valias do kefir (e uma receita!)