Celebra-se, anualmente, no dia 15 de março, o Dia Mundial do Sono. Sabia? Para o assinalar nada melhor do que um sono de qualidade. Por isso, Rachel Brief, uma dietista, citada na edição britânica da Women's Health, falou sobre como a alimentação ajuda a dormir melhor e aconselhou certos alimentos.
De acordo com a especialista, "combinar os tipos certos de alimentos à noite ajuda a promover e a melhorar a forma como dorme". Idealmente deve procurar alimentos ricos em proteínas, fibras, assim como alguns com gorduras saudáveis para "uma gestão adequada do açúcar no sangue antes de dormir", acrescenta.
Leia Também: Apneia do sono. Ainda se acha "que dormir mal é uma coisa normal"
Recomenda ainda que aposte em alimentos um aminoácido chamado triptofano que ajuda o corpo a produzir serotonina, uma das hormonas que regula o ciclo do sono, mas também outros ricos em vitamina B6 que estimula a produção de serotonina e de melatonina.
É, no entanto, importante não comer mesmo antes de ir para a cama, avisa a especialista. "Comer e deitar-se imediatamente pode interferir com uma boa noite de sono e pode desencadear problemas digestivos como o refluxo ácido", acrescenta.
Tendo isto em conta a dietista mencionou 10 alimentos que podem ajudar qualquer a dormir melhor. Tome nota!
- Amêndoas;
- Cerejas;
- Chá de camomila;
- Ovos;
- Pistácios;
- Manteiga de amendoim;
- Salmão;
- Iogurte grego;
- Chocolate preto;
- Arroz branco.
Leia Também: Não anda a dormir o que devia? Faça este teste