A farmacêutica Viking Therapeutics revelou na terça-feira que a versão em comprimidos diários do seu medicamento para emagrecer levou à perda de peso dos voluntários em apenas 28 dias.
Provisoriamente designado por VK2735, o fármaco foi desenvolvido para o tratamento de distúrbios metabólicos, como a obesidade. Os resultados apresentados são da fase 1 do estudo clínico, realizada com 45 voluntários.
Leia Também: A estranha e rara condição que leva as pessoas a ver 'rostos de demónios'
Os participantes que tomaram a dose mais alta do comprimido (40 miligramas) obtiveram uma redução de 3,3% do peso em 28 dias, em comparação com quem recebeu placebo. Meia dose do medicamento permitiu uma perda média de 1,1% do peso.
Uma avaliação adicional dos dados dos participantes demonstrou que até 57% das pessoas tratadas com VK2735 perderam 5% ou mais do peso após as quatro semanas do estudo. Nenhum voluntário do grupo placebo conseguiu alcançar os mesmos resultados.
Leia Também: Demência 'sente-se' na garganta. Especialista alerta para sintoma incomum
O medicamento atua contra os recetores de GLP-1, uma hormona fisiológica que regula o apetite e a glicose. No fundo, o doente come menos e o corpo é incentivado a queimar as suas reservas de energia.
O CEO da empresa norte-americana, Brian Lian, acredita que possa representar uma opção mais válida para indivíduos com obesidade que não se adaptam ao tratamento com medicamentos injetáveis. Recorde-se que, no final do mês de fevereiro, a empresa informou que a versão injetável do VK2735 permitiu uma perda média de peso de 13,1% em apenas 13 semanas de tratamento. "Estes resultados da fase 1 destacam a promissora perda de peso precoce e o perfil de tolerabilidade do VK2735 quando administrado como comprimido oral", afirma Lian em comunicado de imprensa.
Agora, os planos passam por avançar com a fase 2 do estudo, que deverá realizar-se no segundo semestre do ano.
Leia Também: Poucos conhecem este superfruto que reduz o risco de diabetes e obesidade