Há muito que é possível alisar o cabelo em casa e parecer que saiu do cabeleireiro. Porém, as primeiras placas alisadoras que surgiram no mercado atingiam temperaturas elevadas que agrediam gravemente os fios, provocando, em alguns casos, danos irreparáveis. Consciente disso mesmo, a famosa empresa de tecnologia britânica Dyson apresenta o Dyson Airstrait, que é o resultado de quatro anos de investigação.
No salão do histórico centro cultural La Gaîte Lyrique, em Paris, 'Sir' James Dyson, criador e dono da Dyson, apresentou o novo e revolucionário alisador Airstrait. Com uma tecnologia inovadora, esta ferramenta de 'styling' seca e alisa todos os tipos de cabelo, sem as tradicionais placas aquecidas, podendo ser utilizado diretamente em cabelo molhado.
Leia Também: Reunimos novidades de beleza que ainda cheiram a novo. Ora espreite!
O Dyson Airstrait é alimentado por um pequeno, mas potente motor (Hyperdymium), projetado para gerar o fluxo de ar necessário para secar e alisar o cabelo simultaneamente, mesmo estando molhado. Ao longo das barras deste alisador existem duas aberturas de 1,5 mm. O fluxo de ar é acelerado através dessas aberturas, criando dois jatos de ar descendentes a alta velocidade. Projetadas num ângulo de 45º, convergem para formar um único jato de ar que cria a força descendente necessária para alisar o cabelo à medida que seca.
Engenheiro da casa há 14 anos, Jean-Baptiste Blanc admite que esta inovação foi algo "complexo de concretizar". Sem entrar em grandes especificidades, o senior category manager de beauty da Dyson clarifica: "Existem dois poderosos jatos de ar que vão secar o cabelo. Depois, trabalham com barras de tensão projetadas por nós e que vão causar tensão nos fios capilares para reestruturar as ligações do cabelo e alisá-lo". "Queríamos ter a certeza de que conseguíamos distribuir o fluxo de ar pelo produto, para conseguirmos uma temperatura uniforme e um jato de ar poderoso", explicou o responsável, em declarações a um grupo formado por três jornalistas de Portugal.
Dyson Airstrait© Dyson
Para Matthew Collins, cabeleireiro das celebridades de Los Angeles, uma das características que torna este alisador tão especial é o facto de poder ser utilizado tanto em cabelo molhado como seco. "Queremos que o cabelo esteja o mais molhado possível, pois é quando conseguimos secá-lo de forma mais saudável ao fazê-lo com recurso ao ar quente", referiu o 'hairstylist', após uma demonstração ao vivo, No fundo, "quanto mais molhado estiver o cabelo, mais esticado vai ficar. E quanto mais encaracolado for o cabelo, mais molhado deve estar".
Leia Também: 'Hair stylist' da ModaLisboa revelou-nos as tendências capilares de 2024
Como "não há placas quentes, não estamos a causar danos no cabelo", sublinhou, acrescentando que isso é possível graças a um sistema inteligente que mede a temperatura do fluxo de ar 30 vezes por segundo.
A global president da Dyson, Kathleen Van Nest Pierce, faz também questão de destacar que a nova Dyson é adequado para cabelo pintado. "Tenho cabelos brancos, pinto-o de castanho e a cor dura mais tempo", garantiu.
É também seguro dizer que quem comprar o Dyson Airstrait poupará e muito em tempo. Essa é, aliás, uma das principais vantagens e promessas deste lançamento da marca: passar de cabelo molhado a seco polido em apenas três passagens, evitando os danos causados pelo calor.
Ver esta publicação no Instagram
Como usar?
Vamos por partes. Existem dois modos: 'molhado', com três definições de calor (80ºC, 110°C e 140°C), e 'seco', com temperaturas variam entre os 120ºC e 140ºC. Há também um modo 'boost' que garante mais brilho e suavidade, duas definições de velocidade para controlo do fluxo de ar (baixo e alto), um modo de secagem a frio e das raízes.
Deve começar sempre pelas raízes e deslizar de forma lenta. Para melhores resultados, divida o cabelo em pequenas seções.
Dyson Airstrait© Dyson
O Dyson Airstrait chegou, finalmente, a Portugal no início de março, com a promessa de revolucionar a nossa rotina capilar. Está á venda online e nas lojas Dyson Demo por 499 euros.
*a jornalista esteve na apresentação, em Paris, a convite da Dyson
Leia Também: Baby bangs são tendência. Cinco imagens para mostrar ao seu cabeleireiro