A sociedade atual está mais acelerada do que nunca e muitas pessoas afirmam não ter tempo para atividades básicas, como dormir o suficiente ou ter hobbies, e não conseguem conciliar o trabalho com um estilo de vida saudável e ativo. No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala no próximo dia 6 de abril, é importante realçar a diferença entre dois termos que são frequentemente confundidos: atividade física e exercício físico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, "para um adulto, entre os 18 e os 64 anos, são recomendados entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física aeróbica de intensidade moderada, ou pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente de ambas ao longo da semana, para obter benefícios significativos para a saúde". Apesar disso, apenas 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes cumprem estas recomendações.
Leia Também: Estará a danificar o seu pavimento pélvico enquanto pratica desporto?
É muito importante reconhecer que todos os tipos de ativação são bons, e é aí que encontramos a diferença entre atividade e exercício físico. A atividade refere-se a todas as ações que põem o nosso corpo a trabalhar, de modo que os nossos músculos e articulações trabalhem naturalmente. Por isso, dentro da atividade física encontramos tarefas como ir a pé para o trabalho, optar pelo elevador em vez das escadas, dançar ao som da nossa música preferida. Resumidamente, qualquer ação que possa contribuir, mesmo que minimamente, para a saúde a médio e longo prazo.
Por outro lado, referimo-nos a exercício físico quando há planeamento, intensidade, repetição e escolha de exercícios a realizar, que garantam resultados duradouros. O exercício físico, tal como a atividade física, também assume a forma de diferentes ações, como praticar um desporto com amigos, fazer uma corrida ou ir a um centro desportivo. Neste caso, a decisão de entrar no mundo do exercício físico traz consigo mudanças a nível fisiológico, mas também a nível mental, como dormir melhor, alívio da dor, melhor resistência ao esforço, maior capacidade de concentração, entre outros.
A atividade física são todos os movimentos que implicam o funcionamento dos músculos, enquanto o exercício físico são as atividades planeadas e repetitivas que são organizadas com o objetivo de melhorar o funcionamento do corpo. Por conseguinte, a chave do sucesso para alcançar um estilo de vida saudável reside na combinação da atividade física, na tentativa de mudar os nossos hábitos para outros mais benéficos para a saúde e na dedicação de, pelo menos, duas horas por semana de exercício físico.
Leia Também: Atividade física regular pode ser decisiva contra o stress e a ansiedade