Há quem aponte o dedo à rotina do dia a dia e ao stress causado por razões profissionais, mas, em alguns casos, coisas tão simples como comer mal e até a falta de exercício podem levar ao cansaço. No entanto, quando as atividades diárias começam a ser fatigantes desconfie. O cansaço prolongado pode ser sinal de algo mais sério, como a carência de ferro, um nutriente essencial para a produção de glóbulos vermelhos, como alerta um artigo do jornal Daily Express.
Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, responsável pelo transporte do oxigénio e do dióxido de carbono no organismo. Quando os glóbulos vermelhos não conseguem distribuir oxigénio de forma eficaz, provoca uma sensação de exaustão e corremos o risco de estar perante uma situação de anemia.
Leia Também: Os suplementos pouco conhecidos que ajudam a controlar o colesterol
Para prevenir a falta de ferro, deve assegurar que a sua dieta inclui alimentos como carne vermelha, peixe, feijão, gema de ovo e frutos secos. Em situações graves, existe uma forma mais rápida e simples de aumentar os seus níveis de ferro: a toma de um suplemento vitamínico com ferro.
Sem ferro suficiente, pode ocorrer anemia, uma doença que resulta da diminuição de glóbulos vermelhos no sangue.
Leia Também: Médica diz-lhe o que fazer já hoje para evitar demência no futuro