Sim, leu bem. É muito importante manter a tampa da sanita fechada. Porquê? Karan Rajan, um médico e criador de conteúdos, no TikTok, citado no Huffpost, agregador de blogues, explicou que ao puxar o autoclismo sem fechar a tampa da sanita cria um "vulcão de águas residuais". Segundo o especialista, isto transforma os líquidos da sanita numa espécie de aerossol capaz de espalhar-se pela divisão.
Menciona ainda que investigadores analisaram os movimentos de gotículas minúsculas da água das sanitas e concluíram que são capazes de chegar a distâncias de dois metros por segundo e atingiam alturas de 1,5 metros acima da sanita em apenas oito segundos.
Leia Também: Descobrimos o truque dos hotéis para acabar com as manchas na sanita
Para além disto, o mesmo estudo concluiu que uma percentagem das gotículas mais pequenas eram capazes de permanecer no ar durante minutos, mesmo "à altura ideal para o nariz de humanos desprevenidos", alerta o médico.
Mas, infelizmente, esta lista de consequências desagradáveis não terminou. De acordo com o médico, o hábito faz com que certos agentes patogénicos, como a E.coli, o adenovírus e o norovírus, sejam "vomitados" para o ar, transportados por estas gotículas.
Tendo isto em conta, além de aconselhar todos a fechar a tampa da sanita, o especialista recomenda que comece a desinfetar regularmente a sanita e o piaçaba para "reduzir a carga de agentes patogénicos".
Leia Também: Descobrimos a solução para tampos de sanita encardidos