Ashley Hainsworth, do Bed Kingdom, disse ao jornal Bristol Live que beber muita água antes de ir dormir pode atrapalhar o sono e até aumentar o risco de doenças crónicas.
Beber muita água antes de deitar-se faz com que os rins produzam mais urina, resultando em múltiplas idas à casa de banho. Isto pode perturbar o seu ciclo natural de sono e, a longo prazo, prejudicar a sua saúde. "A interrupção constante do nosso ciclo de sono, especialmente devido a idas frequentes à casa de banho durante a noite não é apenas incómodo. É uma séria ameaça à nossa saúde geral", alerta.
Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro
A lista de riscos é longa. "Pode aumentar o stress, comprometer a função cognitiva, levar ao enfraquecimento do sistema imunitário e até ao aumento do risco de doenças crónicas, como patologias cardiovasculares e diabetes."
Hainsworth aconselha a beber água logo pela manhã e a manter uma ingestão constante ao longo do dia. "Assim, é menos provável que sinta necessidade de compensar com um consumo excessivo de água no final do dia", aponta.
Refere também que o ideal é moderar a ingestão de água duas horas antes de ir dormir "para que o corpo tenha tempo suficiente para processar os fluidos".
Leia Também: Refluxo que não passa? Ponha os olhos nestas cinco dicas