Covid longa. Estudo diz que resposta imunológica melhora após dois anos

Os resultados de um novo estudo publicado na Nature Communications são promissores. Contudo, os cientistas aconselham cautela na interpretação dos dados.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
19/04/2024 10:03 ‧ 19/04/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Um estudo divulgado na Nature Communications revela que o sistema imunológico apresenta melhorias dois anos depois de ser confrontado com uma infeção por SARS-CoV-2, coronavírus que causa a Covid-19. 

A equipa de cientistas responsável por este estudo acompanha os doentes desde o início da pandemia. Na primeira parte da investigação, publicada em 2022 na Nature Immunology, revelaram que a Covid longa pode durar oito meses. Desta vez, depois de analisarem o mesmo grupo de  pacientes, verificaram melhorias significativas nos marcadores sanguíneos. ", "Os biomarcadores que anteriormente indicavam função imunológica anormal foram resolvidos", dizem.

Leia Também: Covid. Esperança média de vida caiu 1,6 anos em todo o mundo

Ainda assim, os especialistas aconselham cautela na interpretação deste estudo, lembrando que nem todas as consequências da Covid longa são causadas por complicações imunológicas. "Embora seja muito encorajador e um motivo para otimismo, ainda há cerca de um terço dos doentes que identificam algum impacto contínuo na sua qualidade de vida." 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas