É fácil confundir uma constipação com alergias sazonais. Podem causar sintomas semelhantes, como os espirros, mas, claro, existem diferenças. Para ajudá-lo a distinguir melhor, e a fazer tratamentos mais eficazes, Claire Nevinson, uma farmacêutica, citada no Mirror, explicou o que distingue os dois (incómodos) problemas.
Segundo a especialista, em primeiro lugar, as duas condições "são causadas por coisas diferentes". Constipações são "causadas por um vírus que se transmite de uma pessoa infetada para outra". Já as alergias sazonais não são contagiosas e resultam de "uma reação que algumas pessoas têm ao pólen", acrescenta.
Leia Também: Hábitos que todas as pessoas com alergias sazonais devem ter
Estar atento a certos padrões quando os sintomas aparecem pode ajudar a fazer a distinção. Por exemplo, no caso das alergias, "os sintomas aparecem normalmente durante a época dos pólenes e pioram quando sai à rua". É, no entanto, importante lembrar que os vírus continuam a existir durante a estação quente.
Existem ainda diferenças nos sintomas. Por exemplo, as alergias "não provocam febre e a maioria das pessoas não se sente mal", explica. Pode ainda considerar a duração dos sintomas porque "uma constipação dura normalmente uma a duas semanas", mas, normalmente, os sintomas de "alergias podem durar semanas ou mesmo meses, dependendo da contagem de pólen", acrescenta. "Quanto mais elevada for a contagem de pólen, mais graves serão os sintomas."
Tanto as constipações como as alergias provocam corrimento nasal e espirros. Podem ainda causar fadiga e cansaço, mas, além disso, alergias manifestam-se com outros com comichão nos olhos. Já em alguns casos, as alergias estão associadas a uma sensação de falta de ar, especialmente em pessoas com asma.
Leia Também: Quatro alimentos que são aliados contra as alergias sazonais