Filhos mudam a vida de qualquer um, mas, infelizmente, nem sempre para melhor. Sem o apoio adequado pode dar por si a sofrer de um 'burnout' (esgotamento, em português) parental sem se aperceber. Quais são os sinais de alerta? Amanda Jenner, especialista em educação parental, citada no Huffpost, agregador de blogues, explica tudo o que deve saber.
Mais especificamente, a especialista diz que o esgotamento parental manifesta-se como "um estado de exaustão física, emocional e mental relacionado com as suas responsabilidades parentais".
Sinais de 'burnout' parental:
- É possível que esteja sempre a "sentir-se exausto, mesmo que esteja descansado, e que tenha dificuldade em desfrutar das atividades com os seus filhos";
- Pessoas que sofrem de exaustão parental sentem-se desligadas, "facilmente irritadas ou zangadas com pequenas coisas e não têm paciência para tudo o que fazem";
- Pode ainda fazer com que comece a "sentir-se sobrecarregado com a parentalidade e pode significar que tem dificuldade em gerir o stress e os seus pensamentos negativos".
Leia Também: 'Burnout'. Sinais físicos (e mentais) que nunca deve ignorar