Tomar banho todos os dias pode enfraquecer o sistema imunitário
E não só! Existem outros riscos, avisa um especialista. Explica que banhos rápidos e mais focados nas axilas e virilhas pode ser suficiente.
© Shutterstock
Lifestyle Banho
Toma banho todos os dias? Nunca consegue sair de casa ou ir dormir sem passar pelo duche? O tema não é consensual e, de quando em vez, ressurge, dividindo quem toma todos os dias de quem toma apenas quando acha necessário. Ainda assim, já pode ter ouvido dizer que poderá estar a danificar a camada natural da pele. Saiba agora, também, que podem existir mais riscos, como a diminuição das defesas do sistema imunitário.
Robert H. Shmerlin, editor da Harvard Health Publishing, aqui citado pelo canal Fox News, revelou que os óleos saudáveis e as boas bactérias podem sair da sua pele com banhos diários. E vai ainda mais longe.
Leia Também: Pele sensível? Estes protetores solares serão os seus melhores amigos
“O nosso sistema imunitário precisa de uma certa estimulação por micro-organismos e outras exposições ambientais para criar anticorpos protetores e 'memória imunitária'" explica. Diz que é por este motivo que muitos pediatras e dermatologistas não recomendam banhos diários no caso das crianças.
"Banhos ou duches frequentes ao longo da vida podem reduzir a capacidade do sistema imunitário de realizar o seu trabalho."
Existem ainda alguns riscos associados a químicos que podem estar presentes na água, como sais, metais, cloro e pesticidas, bem como em sabonetes, champôs e amaciadores.
Mas afinal, quantas vezes devemos tomar banho por semana? "Embora não exista uma frequência ideal, os especialistas sugerem que tomar banho várias vezes por semana é suficiente para a maioria das pessoas."
Diz ainda que duches curtos, durante três a quatro minutos, e focados na zona das axilas e virilha podem ser suficientes.
Leia Também: Ficar com a pele brilhante é mais fácil se apostar nestes sete alimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com