Passar o dia sentado aumenta o risco de condições como diabetes e cancro. Existe um limite de horas? Devemos controlar? Recentemente, investigadores da Universidade de Tecnologia de Swinburne, em Melbourne, Austrália, acreditam ter descoberto exatamente quanto tempo devemos passar sentados, a dormir, de pé e a fazer exercício todos os dias para um coração saudável.
Então, mais especificamente, os cientistas australianos explicam que devemos (mesmo) passar oito horas e 20 minutos a dormir; seis horas sentados; cinco horas e 10 minutos de pé; duas horas e 10 minutos a fazer atividade física ligeira; e duas horas e 10 minutos a fazer atividade física de ritmo mais moderado ou vigoroso.
Leia Também: Doenças cardiovasculares. Sintomas que afetam as pernas e as orelhas
Para chegarem a esta conclusão, relatada na Diabetologia, os cientistas analisaram os dados de mais de dois mil voluntários, com uma idade média de 60 anos, cerca de um quarto tinha diabetes de tipo 2.
Decidiram acompanhar a sua atividade durante oito dias utilizando um pequeno monitor colocado nas coxas, calculando o tempo total que cada um passou sentado, de pé e a dormir. Depois compararam os marcadores de saúde entre os participantes, incluindo o perímetro da cintura e os níveis de glicose e insulina.
Descobriram assim que os indivíduos com marcadores "ótimos" passavam "substancialmente" menos tempo sentadas, mais tempo de pé e "substancialmente mais tempo fisicamente ativas".
Christian Brakenridge, o líder do estudo, citado no DailyMail, explica que as recomendações "englobam uma vasta gama de marcadores de saúde e convergem para as 24 horas associadas a uma saúde global ótima". Explica ainda que "as pessoas só sentirão os benefícios duradouros destas medidas para a saúde do coração se as praticarem regularmente".
Leia Também: O treino que ajuda a fortalecer o seu coração