É certo e sabido que a genética e o estilo de vida são fatores que influenciam e muito a velhice. Porém, é possível controlar, em parte, a sua qualidade, permitindo vidas mais longas e, sobretudo, mais saudáveis.
A nutricionista Kara Burnstine, especialista em longevidade, chama à atenção para a importância dos nutrientes que ingerimos todos os dias. Em entrevista ao portal Fortune Well, fez questão de lembrar que "os suplementos nunca darão o que a comida real oferece". "As fórmulas ajudam, mas não foram feitas para substituir a alimentação", disse.
Leia Também: Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)
"Seria maravilhoso se todos comêssemos frutas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras, e obtivéssemos tudo o que precisamos através da alimentação, mas, infelizmente, o nosso abastecimento alimentar às vezes também não é da mais alta qualidade", continuou. Em algumas situações, os suplementos podem ser aliados. "Somos máquinas. À medida que envelhecemos, coisas que funcionavam bem começam a não funcionar tão bem. É aí que talvez precisemos recorrer mais a suplementos."
Ainda que reforce a importância de aconselhamento médico, a especialista sugere o cálcio. Além de ajudar a manter os ossos fortes, ajuda na coagulação do sangue, na contração dos músculos, regula o ritmo cardíaco e as funções nervosas.
Leia Também: Isto é o que acontece se comer manga todos os dias
Além do suplemento de cálcio, "também recomendo o consumo de, pelo menos, duas porções de laticínios, ou que coma muitos vegetais de folhas verdes, e faça treinos de resistência".
Kara Burnstine sublinha igualmente o papel da vitamina D. "À medida que envelhecemos, a maioria de nós já não absorve vitamina D, sendo que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras, capazes de contribuir para a saúde imunitária, a função muscular e a atividade das células cerebrais.
Por outro lado, realçou que "o nosso intestino está ligado a quase tudo". Nesse sentido, recomenda a ingestão de probióticos. Alimentos fermentados, como iogurte, kefir e kombucha, trazem na composição quantidades consideráveis de probióticos, capazes de ajudar na perda de peso e diminuição do colesterol.
Leia Também: Desta é que é! Eis os cinco melhores alimentos para ganhar massa muscular