Mesmo estando a fazer 'tudo bem', não consegue perder peso e desanima. Adivinhámos, não foi? Pois bem, muito provavelmente está a errar nas coisas mais básicas.
Ao portal Sport Life, as médicas nutrólogas Ana Luisa Vilela e Marcella Garcez apontam sete razões para não estar a ver resultados. A saber:
1- Faz restrições alimentares muito rígidas
É, segundo a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, o erro mais comum de quem faz dieta. O que acontece é que dietas restritivas em termos calóricos podem ser uma das causas pelas quais o seu metabolismo é lento e, consequentemente, não consegue perder peso.
2- Sim, os falsos saudáveis existem
Frutos secos e oleaginosas, por exemplo, devem ser consumidos em pequenas quantidades. Apesar de pequenos, são bastante calóricos, o que dificulta o processo de emagrecimento.
Leia Também: Quatro dicas simples para ter uma vida mais saudável, segundo uma médica
3- Privilegia frutas cristalizadas, secas e oleaginosas
Em alternativa, opte por frutas frescas. "São boas fontes de fibra", destaca a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. O mesmo não se pode dizer dos sumos de frutas: "Um copo tem muito mais açúcar do que um pedaço ou uma porção de fruta inteira".
4- Aposta apenas em alimentos 'light' ou 'diet'
Marcella Garcez esclarece: "Um alimento 'diet' é adaptado para diabéticos e, portanto, não possui necessariamente baixas calorias. O 'light' possui menos 25% no teor de alguns nutrientes, não sendo propriamente calorias, o que pode não favorecer o emagrecimento".
Leia Também: Ao seguir estes 10 conselhos, estará no caminho certo para perder peso
5- Consome apenas alimentos 'low carb'
Alimentos baixos em calorias podem ter um alto teor de gordura e, como tal, provocar um aumento de peso.
6- Opta por alimentos de alto índice glicémico
"Um copo de sumo de laranja pode ter até 118 calorias. Portanto, dê preferência às frutas com menor índice glicémico, como a pera e a maçã, bem como aquelas que são ricas em fibras, como a ameixa fresca e a seca, a amora e a cereja fresca", aconselha a médica nutróloga Marcella Garcez.
7- Só reduz o consumo de carne
Parar de comer carne não é garantia de que vá emagrecer. "Normalmente, os adeptos de dietas veganas e vegetarianas acabam por consumir mais carboidratos e, consequentemente, aumentam a ingestão calórica", alerta.
Leia Também: Personal trainer sugere quatro exercícios que fazem 'milagres' pelo corpo