Morreu esta terça-feira, 14 de maio, o criador Manuel Alves, vítima de uma doença oncológica, avançou primeiramente o jornal Público, informação confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte do Portugal Fashion. O designer, de 72 anos, fazia parte da dupla Alves/Gonçalves com José Manuel Gonçalves. Juntos apresentavam coleções há quase quatro décadas e, nos últimos anos, eram um destaque no calendário do Portugal Fashion.
Segundo disse uma amiga da família, Cila Carmo, à agência Lusa, o designer de moda Manuel Alves morreu hoje ao final da manhã no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro, e o velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.
Manuel Alves nasceu em Montalegre, no distrito de Vila Real (Trás-os-Montes), e fez dupla desde 1984 com José Manuel Gonçalves, quando ambos decidem inaugurar duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para venderem as suas criações de homem e mulher.
Manuel Alves e José Manuel Gonçalves - que criaram a marca de moda portuguesa Alves/Gonçalves - desenharam uniformes para empresas como a companhia aérea portuguesa TAP e a operadora telefónica Vodafone, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado, tendo ainda desenvolvido uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.
Entre 1991 e 2013, o criador de moda foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.
Em 2010, o Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores.
Com o apoio do Portugal Fashion, a dupla desfilou as suas coleções em várias semanas da moda internacionias, designadamente São Paulo e Nova Iorque.
Entretanto, o criador português Miguel Vieira reagiu a esta notícia no Instagram. "Portugal Perdeu um dos Maiores Talentos da Moda de Portugal … que soube sempre se reinventar , e que muitos gerações de alunos ganharam e tiveram o privilégio de ser formados por ele . Gigante abraço Manuel Gonçalves".
Em declarações telefónicas à agência Lusa, o 'designer' Miguel Vieira, recorda o amigo pessoal e colega de profissão Manuel Alves como uma pessoa com um "humor inacreditável", "grande profissional" e "um dos maiores nomes da moda em Portugal".
"Ele deixa ficar um grande legado. É um dos maiores nomes da moda em Portugal e é uma pessoa que se soube reinventar ao longo dos tempos. Era muito 'workaholic', uma pessoa um bocado incompreendida, muitas vezes até na maneira de trabalhar, e um bocado incompreendido na estrutura da moda em Portugal, mas uma pessoa que deixou um legado enorme".
Miguel Vieira recorda que Manuel Alves era docente - dava aulas na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa -, e por isso criou muitos 'designers', muitos estilistas, muitas pessoas ligadas à moda em Portugal.
"É uma grande perda. Sobretudo como amigo. Era uma pessoa com um sentido de humor inacreditável. Não era diariamente, mas quase todos os dias os dois trocávamos mensagens com piadas, brincadeiras, e vou sentir muito a falta dele. Era uma pessoa que me divertia muito", lamentou Miguel Vieira.
Alexandra Moura, designer portuguesa, também reagiu à notícia descrevendo o criador com as palavras "elegância, contemporaneidade, rebeldia, futurismo, sofisticação, disrupção, avant-garde". Recorda ainda que era uma delícia faltar às aulas e ir para a loja ouvi-lo!"
Story da Alexandra Moura © Instagram / Alexandra Moura
Leia Também: Morreu Roger Corman o "rei" dos filmes de baixo orçamento de Hollywood