A tentar deixar de fumar? Saiba como o desporto pode ser um aliado fiel

Pare de fumar e diga 'olá' a uma vida saudável.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/05/2024 07:12 ‧ 22/05/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Tabagismo

"O exercício físico pode ajudar todos aqueles que deixaram de fumar recentemente ou que estão a pensar nessa possibilidade", pode ler-se num comunicado da Fitness Hut, a cadeia de ginásios do VivaGym Group. Deixar de fumar é complexo, mas "no desporto é possível encontrar um aliado fiel para ajudar a alcançar um estilo de vida sem fumo e cheio de vitalidade".

"De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou. Provoca mais de oito milhões de mortes por ano, das quais mais de sete milhões se devem ao consumo direto de tabaco e cerca de 1,3 milhões resultam da exposição de não fumadores ao fumo passivo." Neste sentido, "o exercício físico e o desporto não só são essenciais para manter um corpo forte e em forma, como também podem ser ferramentas poderosas para vencer esta dependência a que se juntam todos os dias cerca de 80.000-100.000 jovens no mundo", diz o Fitness Hut.

Leia Também: Nutricionista sugere seis chás que prometem desinchar o corpo

Inúmeros estudos demonstram que a atividade física regular pode ajudar a reduzir os desejos de nicotina e a melhorar o humor durante o processo de deixar de fumar. "Em suma, o exercício físico regular e controlado reduz os níveis de ansiedade provocados pelo facto de se deixar de fumar, ao mesmo tempo que alivia os sintomas provocados pelos sintomas de abstinência."

O desporto deve ser incluído de forma personalizada e progressiva. O ideal é começar com sessões de 20 minutos, no máximo, em que é feito um trabalho cardiovascular leve, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer exercício na elíptica. Esta prática deve ser sempre controlada e sem exceder a intensidade, por isso o ideal é evitar declives acentuados se a opção for fazer exercício ao ar livre. "Pode começar com três sessões de 20 minutos na primeira semana e adicionar minutos às sessões até conseguir fazer confortavelmente 45-50 minutos, altura em que podemos aumentar a frequência dos treinos até cinco dias por semana", explica Daniel Galindo, diretor do departamento de experience & innovation do VivaGym, citado na mesma nota de imprensa.

Leia Também: Cinco motivos para pôr fim ao sedentarismo, segundo um neurocirurgião

"Não vamos negar que há provas de que deixar de fumar pode, em alguns casos, levar a um aumento de peso, por isso é necessário estabelecer um plano: tente incluir mais fruta e vegetais na sua dieta, bem como muita água e evite ao máximo os alimentos processados. Se conseguir combinar isto com algum treino de força no ginásio, verá que os resultados são exponenciais e será o seu próprio corpo que lhe pedirá para voltar ao ginásio no dia seguinte", acrescenta.

E há exercícios contraindicados durante o processo de deixar de fumar? "Isso dependerá sempre do seu nível de aptidão física, mas, a priori, não existe nenhum, basta evitar esforços de alta intensidade que possam levar a uma falta de oxigénio ou a uma possível lesão muscular."

Leia Também: Para emagrecer até ao verão, inclua estes sete hábitos na sua rotina

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas