É importante estar sempre analisar com frequência o estado das unhas. Porquê? "Existe um tipo maligno de cancro da pele na unha que muitas vezes muitos não detetam e, normalmente, fica mal diagnosticado como uma ferida na pele", alerta Lindsey Zubritsky, uma dermatologista, citada no BestLife.
Então, mais especificamente, "uma risca vertical de pigmentação escura a descer pela unha, deve ser analisada", explica a médica. "Pode ser uma forma muito grave de cancro da pele chamada melanoma subungueal."
Leia Também: Não consegue parar de roer as unhas? Siga estas dicas
Trata-se de um problema encontrado com mais regularidade nos dedos grandes dos pés, assim como no polegares ou no indicadores. Pode ainda causar fissuras ou rachas no leito ungueal, pigmentação irregular, inchaço e descoloração da cutícula.
Mas, claro, nem todas as manchas nas unhas são más notícias. "Muitas pessoas podem ter uma mancha benigna na unha chamada melanoníquia longitudinal, algo totalmente normal", explicou a dermatologista. Geralmente, a melanoníquia longitudinal tem uma cor mais clara, aparece várias unhas e não desenvolve.
Leia Também: Três consequências (desagradáveis) de roer as unhas