Muitos não sabem, mas "as pessoas com uma depressão de alto funcionamento continuam a ser produtivas e capazes de alcançar objetivos", explica Natasha Trujillo, uma psicóloga, citada no Huffpost, agregador de blogues. Mas, infelizmente, nem sempre são capazes de "manter um estado de orgulho, alegria ou prazer durante muito tempo", acrescenta a especialista.
Tendem ainda a "analisar um elogio ou um feito para, de alguma forma, o tornar inferior ou inadequado, sublinhando que pode não ser merecedor ou que apenas teve sorte".
Leia Também: Dormir mais horas ao fim de semana reduz risco de depressão, diz estudo
Becca Reed, uma terapeuta, citada no Huffpost, concorda e explica que "alguém com depressão de alto funcionamento pode sentir-se desconectado, como se estivesse a fazer as coisas sem um verdadeiro envolvimento ou alegria".
Infelizmente, "o distanciamento pode manifestar-se através da falta de interesse em atividades de que outrora gostavam, da sensação de estarem presos a uma rotina ou de se sentirem sem emoções, mesmo em situações que normalmente provocariam emoções fortes", acrescenta.
Leia Também: Abraços podem reduzir ansiedade e depressão, diz estudo