A inflamação é uma reação natural do organismo às ameaças do dia a dia, como vírus e bactérias. "Todos têm", diz a nutricionista Roxana Ehsani ao portal de saúde e bem-estar EatingWell, referindo que uma forma de amenizar a condição é através do consumo de chá de gengibre. "É uma opção deliciosa, barata e segura."
Roxana, mestre em nutrição clínica e dietética pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, explicou que o chá de gengibre é "rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem combater a inflamação". "Embora o gengibre seja conhecido por acalmar enjoos, o chá da raiz também disponibiliza uma surpreendente variedade de benefícios adicionais. O gengibre contém compostos bioativos, incluindo gingerol e shogaol, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias", sublinhou.
Leia Também: O 'segredo' para prevenir o Alzheimer pode estar em frutas comuns
Os compostos presentes no gengibre ajudam a "estimular o sistema de defesa antioxidante natural do corpo" e, consequentemente, "os ativos contribuem para neutralizar moléculas prejudiciais que podem danificar as células e causar inflamação".
Para preparar a infusão, deve cortar um pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar e cozinhar em água durante cerca de 15 minutos. Caso já tenha chá de gengibre em casa, coloque-o em água quente durante cerca de três a cinco minutos. Por fim, Roxana recomenda acrescentar sumo de um limão espremido antes de consumir a bebida.
Leia Também: Quatro alimentos a evitar se desespera com dores nas articulações