Tem o hábito de passar horas no telemóvel antes de ir dormir? Muitos especialistas consideram prejudicial para o sono, mas, uma revisão de onze estudos, disponibilizada na Sleep Medicine Reviews, concluiu que a luz emitida pelos 'smartphones' não tem um efeito significativo na qualidade do sono.
“Não existem provas de que a luz do ecrã na hora antes de dormir dificulte o adormecimento", afirma Michael Gradisar, um psicólogo clínico que coescreveu o artigo, citada no The Independent.
Leia Também: O que deve comer para combater as insónias
Por exemplo, um dos estudos analisados concluiu que os ecrãs atrasavam o sono das pessoas em apenas 10 minutos. "Há que perguntar: será que 10 minutos fazem realmente a diferença?", acrescenta a especialista.
Explica ainda que o fator que mais afeta o sono está na hora a que finalmente adormece. Isto pode sugerir que "o que afeta realmente o sono é a distração da pessoa com o aparelho e não o aparelho em si".
Já no início deste ano, um estudo da Universidade de Basileia, na Suíça, registou resultados semelhantes, sugerindo que a luz azul dos ecrãs não afeta muito o ciclo de sono.
Leia Também: Se costuma dormir no avião, não ingira esta bebida. Eis os riscos