O cancro do pulmão continua a ser a doença oncológica que mais vítimas mortais faz em todo o mundo. Uma das causas da elevada letalidade é o diagnóstico tardio, pelo desconhecimento dos sintomas desta patologia, o que leva a prognósticos menos otimistas.
A verdade é que há sintomas que as pessoas ignoram, mas que se forem detetados a tempo podem salvar vidas. Segundo a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com cancro do pulmão de não-pequenas células apresentam, numa fase inicial da doença, deformidades raras nos dedos e unhas, conhecidas como hipocratismo digital. Em alguns casos, como explica esta associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro, este tipo de doença pode fazer com que a ponta dos dedos se torne arredondada. Já as unhas ficam mais largas, curvadas para baixo e moles.
Leia Também: Há um ingrediente que reduz o melasma, as rugas e as manchas na pele
Um teste - chamado 'janela de Schamroth' - ajuda a identificar a doença. Consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e verificar se existe uma pequena 'janela' em forma de diamante entre elas.
Em condições normais, é possível observar um espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos.
Leia Também: Especialista em nutrição revela o tipo de peixe mais saudável