Geralmente quem tem filhos pequenos tende a dar-lhes a comida à boca quando começam a introduzir alimentos sólidos na alimentação. É o seu caso? Pode estar na hora de repensar o hábito. Porquê? Deixar os miúdos comer sozinhos pode ser melhor para o desenvolvimento, concluiu um novo estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Caso não saiba, o método envolve permitir que os bebés comam sozinhos, a partir de uma certa idade, e com as mãos alimentos inteiros, em vez de alimentos em puré ou desfeitos. Muitos especialistas recomendam isto e explicam que ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis.
Leia Também: O que fazer quando uma criança não quer ver o pai ou a mãe?
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram 70 crianças com cinco meses que foram divididas tendo em conta a forma como eram alimentadas. Foi registada a alimentação de cada uma ao longo de três dias. Não foram registadas diferenças significativas na ingestão de energia entre os grupos. Isto significa que independentemente do método de alimentação escolhido os miúdos conseguiam absorver os nutrientes importantes dos alimentos.
Graças a isto, ao deixar as crianças comerem sozinhas, os cientistas registaram "um maior aumento das pontuações de peso por idade e peso por comprimento" do que os bebés que eram alimentados da forma mais tradicional, "o que significa que tinham trajetórias de crescimento mais elevadas", explicam os investigadores, citados no DailyMail.
Leia Também: 'Gostas mais da mãe ou do pai?'. Cuidado: Pode não gostar da resposta