Está a tentar emagrecer? Tem de evitar ao máximo certas ideias erradas que não o ajudam e ainda têm o efeito contrário. Quais? Especialistas em nutrição e exercício da MuscleFood.com, citados no Mirror, enumeraram os erros mais comuns que estão a fazê-lo engordar em vez de emagrecer. Leia com atenção.
Primeiro mencionam que muitas "pessoas que querem diminuir a sua ingestão diária de calorias começam a saltar refeições", mas "isto pode levar a uma fome extrema", ou seja, "as pessoas tendem a comer demais na refeição seguinte e a fazer mais lanches ao longo do dia". Explicam ainda que "saltar refeições também abranda o metabolismo".
Leia Também: Para perder peso e diminuir o colesterol, aposte nestas sete gorduras
Também alertam que o "excesso de exercício pode levar rapidamente ao esgotamento e a lesões". Fazer exercício tem muita importância, mas "ir longe demais pode fazer mais mal do que bem". Por exemplo, "o excesso de treino aumenta os níveis de cortisol, fazendo com que se sinta mais stressado e tornando mais difícil para o seu corpo queimar gordura", acrescentam.
Para além disto, não recomendam as dietas radicais porque apesar de ajudarem a emagrecer rapidamente, começam a abrandar o metabolismo. Explicam ainda que ao "ingerir muito poucas calorias, o seu corpo adapta-se, armazenando-as durante mais tempo e queimando-as a um ritmo mais lento". Isto significa que ao terminar a dieta, "é muito provável que recupere o peso".
Por último, explicam que os treinos não devem consistir em apenas exercícios de cardio e, aliás, recomendam incluir exercícios de força e pesos. Porquê? Fazer "cardio pode queimar mais calorias por sessão, mas o levantamento de pesos é ótimo para a perda de peso porque ajuda a aumentar a quantidade de calorias queimadas em repouso", afirmam. "Isto significa que pode queimar calorias mesmo depois de fazer exercício, à medida que o seu corpo recupera e repara o tecido muscular."
Leia Também: Perca peso com estes cinco exercícios que se fazem com uma cadeira