Manter um microbioma intestinal saudável tem muitos benefícios para a saúde. Max Nieuwdorp, endocrinologista e investigador, citado na Business Insider, explica que "o microbioma pode realmente falar com o corpo, produzindo substâncias específicas da dieta que são boas ou más para si".
Tendo em conta o impacto da saúde intestinal no resto do corpo, o especialista recomenda que tenha cuidado com os seus hábitos e o que inclui na alimentação.
Leia Também: O seu intestino vai agradecer que ingira mais estas bebidas probióticas
Por exemplo, aconselha que evite ao máximo as carnes vermelhas porque alteram a composição do microbioma intestinal, produzindo metabolitos "perigosos" durante o processo de digestão.
Também não recomenda os alimentos ultra processados como os cereais de pequeno-almoço açucarados, a carne processada, os refrigerantes e algumas refeições congeladas prontas a comer. Contêm quantidades elevadas de gorduras saturadas, açúcar adicionado, sal e aditivos alimentares que afetam o intestino.
Por último, menciona que deve evitar tomar antibióticos, a menos que seja absolutamente necessário. "Provocam disbiose no intestino", um termo que está associado a uma falta de diversidade nos microrganismos, o que nos deixa mais "vulneráveis a infeções causadas por germes que vivem dentro e fora do nosso corpo". Pode ainda interferir com o funcionamento normal do microbioma do intestino.
Leia Também: Veja o que acontece ao seu intestino quando bebe café pela manhã