Muitas pessoas entram em pânico quando encontram uma carraça nos cães. É um problema muito incómodo, sim, mas existem formas simples de remover o parasita em segurança. Como? Basta seguir as indicações de Robert Gonzalez, um veterinário, citado no BestLife.
Recomenda que comece por recolher os materiais necessários e a lista inclui uma pinça de ponta fina, luvas, toalhetes antisséticos, um saco com fecho ou um recipiente com tampa, álcool isopropílico e guloseimas para manter o cão o mais calmo possível.
Leia Também: O leitor perguntou: A castração ajuda mesmo a acalmar cães e gatos?
Já tem tudo? Calce as luvas para se proteger de possíveis infeções e, depois, "separe o pelo do seu cão para expor a carraça". Segundo o especialista deve fazer isto numa zona com boa iluminação.
Pronto? "Segure a carraça o mais próximo possível da pele do cão com a pinça", explica. "Não torça ou sacuda a carraça", alerta o veterinário, explicando que tem de puxar "a carraça para fora com um movimento lento e constante". Evite apertar o corpo da carraça e certifique-se que todas as partes da carraça são removidas.
Quando a conseguir apanhar não esmague, nem a liberte para o exterior, avisa. "Coloque a carraça num recipiente com álcool para a matar", recomenda. Utilize os seus toalhetes antisséticos para limpar a área onde o cão foi mordido. Ofereça-lhes um miminho quando terminar para recompensá-los.
Leia Também: Médica veterinária explica como proteger cães e gatos do calor