Está aberto o caminho para o tratamento da osteoporose. Um novo estudo publicado na revista Nature descobriu uma hormona que pode ser capaz de fortalecer a saúde óssea. Desta forma, os resultados são importantes para o futuro desenvolvimento de estratégias para diminuir os efeitos da doença.
A investigação revelou que a hormona conhecida como CCN3 pode ser capaz de fortalecer os ossos. O estudo foi feito em ratos e está a ser realizado nos últimos cinco anos.
Leia Também: Falta de vitamina D? Eis os sintomas mais comuns (e incómodos)
"Esta hormona vem do cérebro e parece um fator de crescimento. É capaz de formar ossos fortes e reparar fraturas. Mostramos então que é relevante em fêmeas durante a amamentação", explica Holly Ingraham, uma das responsáveis do estudo.
"A CCN3 pode ser encontrada em vários tecidos, incluindo o cérebro, mas acreditamos que é libertado no sangue apenas em mães que amamentam porque é produzido em neurónios", continua.
"Estamos entusiasmados em levar esta descoberta para muitas condições relacionadas com o esqueleto, como osteoporose, fraturas, distúrbios genético ou tratamento da perda óssea prematura."
Leia Também: Cinco coisas que uma reumatologista nunca faz para manter os ossos fortes