Considera-se um especialista na palpação da fruta? Pois bem, não será o primeiro, nem o último a apalpar a fruta. Acontece que, a cada pressão feita aumentam as hipóteses da fruta ficar feia e acabar por ser desperdiçada.
"Embora pouco ortodoxo, apalpar a fruta pode ser um método fácil para verificar se está madura", começa por escrever a nutricionista Iara Rodrigues numa publicação feita no Instagram. Na mesma rede social, a especialista em nutrição enumera algumas dicas para escolher o melhor ananás, abacate, melancia e melão.
Leia Também: Andámos a vida toda a ignorar algo essencial antes de cozermos o feijão
Ananás
"Puxe a folha do meio da coroa. Se sair facilmente, o ananás está maduro", explica.
2- Abacate
Apertá-lo o abacate "não é recomendável", diz, sublinhando que "pode amolgá-lo e estragá-lo". "Opte antes por colocar o abacate perto do seu ouvido e agitar levemente para perceber se existe algum barulho oco no seu interior. Se o caroço estiver um pouco solto, indica que o abacate amadureceu." Pode ainda "retirar a haste ou ponta do abacate. A cor que lá ficar é a cor do abacate por dentro".
Leia Também: Nutricionista ensina a reduzir percentagem de massa gorda em seis passos
Melancia
"Quanto mais madura, mais água tem. Dê umas pancadinhas na casca e leve-a para casa caso ouça um barulho mais oco", esclarece Iara Rodrigues.
Melão
"Se estiver maduro, o melão deve ter um cheiro doce."
Leia Também: Pela sua saúde, eis os alimentos que deve evitar comer todos os dias