Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revela que o consumo de duas maçãs por dia não só diminui o colesterol total do organismo como melhora outros biomarcadores da saúde cardíaca.
Para chegarem a estas conclusões, os recorreram à avaliação de 40 voluntários com o colesterol total ligeiramente acima do recomendado. No final, o estudo mostrou ainda que os benefícios são ainda mais visíveis quando as maçã são consumidas frescas e não em sumo.
Os cientistas atribuem os bons resultados à pectina, uma proteína que se encontra muito na fruta e que tem uma ação semelhante à dos probióticos. A pectina melhora a variedade da microbiota intestinal e evita a absorção excessiva de gorduras pelo organismo.
Leia Também: Nutricionista diz-lhe o que fazer para emagrecer ainda este mês
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Dicas para saber se a fruta está madura (nenhuma envolve apertões!)