“Durante o verão, as temperaturas elevadas e o aumento dos níveis de humidade podem levar a um crescimento mais rápido das bactérias na sua escova de dentes", alerta um dentista, citado no Huffpost, agregador de blogues. Isto significa que tem de adotar hábitos extras para cuidar da saúde oral, algo especialmente importante para quem tem uma escova elétrica.
Por exemplo, Abdul Azizi, recomenda que "carregue a escova de dentes com mais frequência" para certificar-se de que está a usar um utensílio higiénico e eficaz na manutenção da saúde oral.
Explica ainda que deve trocar a cabeça da escova com mais frequência, ou seja, aconselha a troca a cada seis ou oito semanas durante o verão. Tudo para evitar que a escova acumule bactérias nocivas que causam problemas como mau hálito e cáries.
Leia Também: Especialista partilha dicas para não comprometer a saúde oral nas férias
Para além de tudo isto, o especialista tem outros conselhos importantes para cuidar da saúde oral no verão. Tome nota!
Hábitos de higiene dentária que devia adotar no verão:
- "Certifique-se de que a escova de dentes é guardada numa área seca e ventilada. Evite guardá-la em espaços fechados onde a humidade pode ficar retida";
- "Depois de cada utilização, enxague bem a escova de dentes com água para remover a pasta de dentes e os resíduos. Deixe-a secar completamente ao ar";
- "Utilize uma capa ou estojo de viagem para proteger a escova de dentes da contaminação quando se desloca", mas, claro, "certifique-se de que a capa tem ventilação para evitar a acumulação de humidade".
Leia Também: Está na altura de trocar a escova de dentes? Saiba quando fazê-lo